Tetra Pak

1. Segurança Alimentar

Acondicionamento dos alimentos de forma segura por um longo período sem necessitar de refrigeração e sem necessitar de adição de conservantes.

Isso é possível, pois a embalagem cartonada conta com a utilização de três materiais (papel, plástico e alumínio) que são dispostos em 6 camadas que criam uma barreira protetora que impede a entrada de luz, água, ar e microrganismos.

Camadas Tetra Pak foto: Material Tetra Pak

2. Materiais utilizados e o meio ambiente

  • A embalagem cartonada Tetra Pak é 100 reciclável

  • Em média o papel corresponde 75% da massa de uma embalagem cartonada, sendo que a sua origem vem de um manejo florestal ambientalmente adequado possuindo o selo FSC (Forest Stewardship Council®), um sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido que identifica, através de sua logomarca, produtos originados do bom manejo florestal. Desse modo, evita-se o desmatamento de mais áreas e também comunica o consumidor em suas decisões de compra.

  • 82% dos materiais das embalagens Tetra Pak provém de origem renovável. Isso porque além do papel, grande parte do plástico usado nas embalagens não vem a partir do petróleo e sim a partir do etanol da cana-de-açúcar.

  • A tinta utilizada é 100% a base de água e não de solventes químicos que poderiam gerar resíduos perigosos e possíveis contaminantes na água e no solo.

Pós-consumo

É importante termos a consciência de que lixo e resíduo são conceitos completamente diferentes. Os lixos são aqueles que não são possíveis de serem reutilizáveis ou recicláveis, como é o caso de papel higiênico, absorventes íntimos e restos de alimento que não podem ir para a compostagem, por exemplo. Já os resíduos são todos aqueles que podem e devem ser reutilizados (como é o caso dos nossos potes biO2 protein que podem virar vasos de plantas) ou ainda reciclados.

TODOS os produtos biO2 após consumo se tornam RESÍDUOS, por tanto, o descarte consciente, isto é, aquele que é feito em lixeiras apropriadas e identificadas, se torna extremamente necessário.

Como descartar?

As nossas embalagens Tetra Pak são 100% recicláveis! Ao descartar um de nossos produtos como biO2 juice Kids, biO2 juice e biO2 protein, depositar o resíduo em lixeiras identificadas como material reciclável, fazendo a coleta seletiva na sua casa ou escritório e/ou encaminhando a pontos específicos de coleta. Para saber os pontos de coleta próximos a você é só digitar o seu endereço na ROTA DA RECICLAGEM.

  • Antes de depositar na lixeira identificada, retirar todo o líquido restante (quando ainda houver) e descole as abas da caixa para achata-la e então descartar de modo a ocupar menos volume nas lixeiras, otimizando assim o seu espaço e consequentemente o seu uso;

  • Descartar com a tampa rosqueada e de preferencia nas lixeiras identificadas para a reciclagem de papel;

  • Ao descartar os produtos biO2 Kids, depositar o canudo descartável DENTRO da embalagem de origem, para que assim a reciclagem desse elemento seja garantida.

Reciclagem

Os produtos após a coleta seletiva vão para reciclagem. Com o auxílio de uma máquina semelhante a um liquidificador, chamada de HIDRAPULPER, as caixas são misturadas com água e agitadas de modo que ocorra uma agitação mecânica separando o papel do plástico e do alumínio.

A partir disso, o papel é encaminhado para as fábricas de papel que podem produzir novos produtos a partir do seu descarte consciente (que você fez lá atrás ao descartar o seu resíduo de forma ambientalmente adequada), como é o caso dos nossos novos displays feitos 100% a partir de papel reciclado.

Já o plástico e o alumínio são encaminhados para fabricação de novos produtos como é o caso da nossa parede de escalada, cadeiras, mesas e chapas que usamos nos stands em eventos.

Parede de escalada Tetra Pak foto: Ricardo Ortiz

O meio ambiente agradece… E nós também

A destinação de resíduos vem sendo considerado como um dos maiores problemas ambientais do século XXI. Entendemos que o descarte consciente é um dos fatores principais para uma ação menos prejudicial do meio ambiente.

A reciclagem aumenta a vida útil dos materiais e também contribui para a preservação ambiental, uma vez que diminui a pressão do uso de aterros sanitários e impede que mais recursos naturais sejam utilizados para a produção de novos produtos.

Além disso, impede que materiais como plástico corra o risco de ficar na natureza por mais de 100 anos até se decompor. Casos de animais selvagens que por engano se alimentam de tampas de garrafa pet e canudos plásticos, por exemplo, como se fossem alimentos naturais, são cada vez mais frequentes, prejudicando o bom funcionamento do organismo e podendo levar a óbito.

Reciclar é mais do que preciso, é essencial. Fazendo a nossa parte, não só poupamos o meio ambiente como ainda contribuímos para a geração de renda proveniente desse processo.