Menos tinta mais planeta

A biO2 quer ser cada vez mais natureza menos indústria e para isso está reduzindo significativamente a quantidade de tinta utilizada na impressão das embalagens. “Estamos promovendo uma mudança que pode nos tornar menos visíveis nas prateleiras, porém mais alinhados com nossos propósitos”, diz Leandro Farkuh, CEO da marca.

Design

Há 13 anos, a biO2 construiu uma identidade própria, sendo pioneira no ramo de alimentos naturais e orgânicos a trazer o preto e a transparência nas embalagens. O minimalismo com poucas cores, aliado ao conceito clean label, reflete a formulação simples dos produtos.

As novas embalagens são feitas de papel reciclado e vêm de manejo florestal ambientalmente adequado, possuindo certificado FSC. A redução de tintas ajuda a minimizar a pressão no uso dos recursos naturais, libera menos poluentes químicos no meio ambiente e diminui o risco a saúde dos seres vivos.

Os impactos

Grande parte das tintas usadas na indústria gráfica possuem metais pesados em sua composição, como cromo, chumbo e cádmio, metais tóxicos à saúde humana e aos demais seres vivos. Além disso, se associam ao uso de solventes para sua diluição e procedimentos de limpeza, gerando resíduos perigosos. Esses compostos, quando lançados indiscriminadamente no meio ambiente, podem causar problemas de contaminação no solo e nas águas, afetando a saúde do Homem e do planeta.

O desafio encarado pela equipe do Media House, agência interna de comunicação da biO2 formada por um time de designers, publicitários, nutricionistas, biólogos e engenheiros, trouxe aperfeiçoamento nas embalagens, mas sem perder a identidade criada há mais de uma década. O selo “Menos Tinta. Mais Planeta” que será impresso nas novas embalagens representa exatamente isso – coragem e vontade de fazer diferente.

As embalagens biO2 estão em constante evolução, buscando por novas tecnologias, por otimização da matéria-prima e se comprometendo cada vez mais à responsabilidade compartilhada dos resíduos que coloca no meio ambiente, através da conscientização de seus colaboradores e consumidores.